Páginas

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Números chineses


"O facto de um cunhado do actual Presidente Xi Jinping figurar na investigação como detentor de uma sociedade offshore é uma má notícia para o estadista, que tem tentado passar a mensagem de zero tolerância à corrupção, na luta por uma sociedade com menos desigualdades.

A mesma sociedade onde os 100 mais ricos somam fortuna de mais de 300 mil milhões de dólares – ao passo que cerca de 300 milhões de chineses (sobre)vivem com menos de 2 dólares por dia."


Há muito, muito tempo, o neto de Guilherme II, rei da Sicília, enamorou-se da bela filha do rei de Tunes, que correspondia aos afectos do valoroso príncipe. Ciente destes amores, o rei de Tunes pediu a Guilherme que garantisse a seguranca da princesa aquando da passagem do barco que a levaria a Granada, onde estava prometida em casamento. Guilherme empenhou a sua palavra e fez Gerbino jurar que nao ousaria desafiar a sua honra. Mas o amor e loucura falaram mais alto. Gerbino atacou o barco para raptar a princesa. Esta é assassinada pela própria escolta, para desgrada dos amantes. O rei de Tunes clama por justica e Guilherme II nao a negou. Preferiu ser um rei justo antes do avô compreensivo, e com o coracao em sangue mandou prender e decapitar Gerbino. 
in Decameron

Sr. Xi Jinping, em nao tendo com que se ocupar, há aqui matéria de reflexao sobre isso do bom nome arrastado na lama por familiares que merecem ser castigados. Isto, se o caríssimo nao calhar de ser farinha do mesmo saco.

Continua AQUI


1 comentário:

DN disse...

perdi toda a esperança quando li os cisnes selvagens.