Páginas

domingo, 14 de outubro de 2012

De Allende, o caderno e outras histórias



O último que li:                             



Já o tinha começado há uns meses. Interrompi porque não gosto de tempo contado para ler.  Não quero que a agenda ou a rotina me limitem o prazer de devorar um livro. Sempre fui assim: devorar livros até ao fim, consumir a história como fogo, fundir-me no meu cenário com as personagens e aventuras. 
Aos meus livros de estimação voltei mais tarde, uma, duas, muitas vezes. Gosto de ler a voar e reler com calma, saborear cada letra, diálogo e detalhe.
Voltei a todos os livros assinados por Isabel Allende, por isso, precisava de tempo para O Caderno de Maya

«Esta Maya fez-me sofrer mais do que qualquer outra das minhas personagens. Em algumas cenas apeteceu-me dar-lhe um par de estalos para a fazê-la voltar à razão, e noutras envolvê-la num abraço apertado para a proteger do mundo e do seu próprio coração imprudente.» Isabel Allende

Eu tive a mesma vontade. Com um pano de fundo muito actual, revisita a ditadura militar no Chile no período mais dramático. É realista e mágico, doloroso, comovente e idiota. Fez-me rir e chorar em simultâneo.

Allende, tal como Alice Vieira, é magnífica a contar histórias de mulheres. São capazes de entrar numa pele muito diferente, acender-lhes a alma e tirar uma guerreira ou princesa onde só havia fuligem. Não são agentes secretas, vampiras, artistas do submundo. São reais, podemos tocar-lhes.



 

5 comentários:

Anónimo disse...

Também gosto muito dos livros dela. :) Este ainda não li.

Tens um novo desafio no meu blog.

Beijinhos

L Girl disse...

Nunca li nada da Isabel Allende, mas depois deste post fiquei curiosa. Gosto de histórias de mulheres fortes! Neste momento estou a ler o segundo livro da trilogia do Stieg Larsson e estou colada... :P

Anna disse...

Não conheço, tenho que o procurar ;)

AC disse...

Li o plano infinito..que adorei, uma história de saltimbancos deliciosa, cheia de vidas que se cruzam e pessoas demasiado reais, e li o Paula, intenso e que me envolveu até à ultima linha.

Este achei que se calhar não ia gostar tanto e ainda não o li, mas vou procurar lá na biblioteca e trazer para ler.

Obrigada pela sugestão.

Catarina disse...

Fiquei muito curiosa em relação ao livro :)