Páginas

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Desafio Literário


Porque eu cumpro promessas, posso tardar (às vezes), mas não falho! (Os selos seguem em 1-2 dias).

1. Existe um livro que lerias e relerias várias vezes? 
Sim. Certos e determinados.
Que são quais? Alguns! Nomeadamente... Oliver Twist - Charles Dickens, li inúmeras vezes desde que o recebi em miuda. Amei. Flores para Crianças, a minha prenda de 8 Primaveras era um dos que me fazia feliz também.
Não os tenciono reler porque já o fiz tantas vezes que deve dar para 2 gerações e meia. 
Li e reli Os Lusíadas - Camões, porque tive a sorte de ter um professor épico, cativante e como eu gostava de mitologia, história e heróis... está na prateleira para quando me apetecer.

2. Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim? 
O Saramago causa-me esse síndrome. De: Memorial do Convento,  o Evangelho, Ensaio sobre a Cegueira e as Intermitências da Morte... só este último terá outra tentativa porque me cativou mais do que os outros.
Os Maias terão mais uma chance, também. Sim, não li os Maias quando me mandaram. Comprei os resumos amarelos.E saquei alta nota no teste de Português. Muahahahahhahah
O Erro de Descartes - Damásio, não sei explicar mas há algo que me faz pousar o livro e depois só volto  olhar para ele meses mais tarde. Várias vezes.
3. Se escolhesses um livro para ler para o resto da tua vida, qual seria ele?
Os Lusíadas - Camões,  porque é como 1 jogo eterno, nunca dá para identificar todos os recursos estilísticos que o tipo usa. Acho que a maioria dos recussos estilísticos foi inventada para ele. Tem, portanto um aspecto lúdico e de magia "
Ahh olha este Anacoluto... ahhh e esta paranomásia??? Não, não estavam aqui antes. .. um sem fim de descobertas para quem tem o resto da vida sem fazer nenhum" O resto da obra dele também servia, mas escolho este livro porque gosto muito.

4. Que livro gostarias de ter lido mas que, por algum motivo, nunca leste? 
"Que farei quando tudo arde" - António Lobo Antunes, que aguarda por um impulso meu para ser lido e, entretanto, repousa na estante.

5. Que livro leste cuja 'cena final' jamais conseguiste esquecer? 
Munique - George Jonas. Esperava algo diferente mas não sei definir e não queria que o livro acabasse assim. Mas adorei lê-lo.

6. Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual era o tipo de leitura? 
O tipo de leitura preferida era: tudo o que apanhasse e mais 2 folhas.
Nas férias da primária ia 3-5 vezes por semana à biblioteca pública passar a tarde a ler. Vinha embora às 5 e ia brincar. E no ciclo passei de nível para ir à biblioteca antiga, pertença da Universidade fazer pesquisas de cenas que me interessavam e sentir o cheiro a papel antigo e jornais de antigamente.
 
"Uma Aventura" - da Ministra e da amiga e 'Os Cinco - Enid Blyton  (Muitos destes 2)"Os Sete", "O Clube das chaves" e "O Triângulo Jota" de autores vários que não me lembro agora.
Rosa, minha irmã Rosa/ Chocolate à chuva e outros - Alice Vieira
Calvin&Hobbes amo todos os livros do Calvin
Já era grandota, mas li 5 do Harry Potter e nenhum do Senhor dos Aneis....
Lia sempre que dava, tinha lanterna para acabar os últimos capítulos depois de ser muito hora de dormir, fui apanhada algumas vezes e ouvia raspanetes vários: que fazia mal aos olhos, que não dormia e no dia seguinta havia escola... bla bla

7. Qual o livro que achaste chato mas ainda assim leste até ao fim? Porquê? 
Achei vários livros chatos. Pucos dos obrigatórios na escola me fizeram feliz. Não gosto de ser obrigada a ler. Ou não numa altura específica. Li alguns depois de não ser preciso fazer exame a respeito.
O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá - Jorge Amado, leitura obrigatória que bilhéc nunca enguli &
Arroz do Céu - José Rodrigues Miguéis, 2 livros que li em tempo útil como os outros meninos da sala. E não gostei.
Aparição - Virgílio Ferreira (ele morreu no dia em que fiz uma mini-biografia para um trabalho da escola, 1 de Março de 96). Não o esqueço, mas não li porque era obrigatório. Livrinho amarelo que rico que ajudou muito.
 
8. Indica alguns dos teus livros preferidos. 
Viagem ao mundo da Droga  - Charles Duchassois; Oliver Twist -  Charles Dickens; Os Lusíadas - Camões; Só - António Nobre; O Cancioneiro - Fernando Pessoa, Sonetos - Espanca, A Confissão de Lúcio - Mário de Sá Carneiro (e os poemas também), Auto da Barca do Inferno - Gil Vicente (sei várias falas com orgulho), Eurico, o presbítero - Alexandre Herculano, O crime do padre Amaro/O primo Basílio/Contos (e mais 2 ou 3) - Eça de Queirós, A Morgadinha dos Canaviais/Uma Família Inglesa/Os Fidalgos da Casa Mourisca -  Júlio Dinis, O crime do padre Mouret - Émile Zola, Munique - George Jonas, Amor de perdição (devorei)/Novelas do Minho - Camilo Castelo Branco, A mantilha de Beatriz - Pinheiro Chagas, A cidade dos Deuses Selvagens/ Retrato a Sépia - Isabel Allende, O Perfume - Patrick Suskind, Narcisus and Goldmund/Sidartha - Hesse, O último Papa - Luís Miguel Rocha, Caminho de Luz - Paulo Marques, O Fio da Navalha - Somerset Maugham, Voragem -  Gorki, vários sobre Templários, cruzadas e afins, a saber: A Irmandade do Santo Sudário - Júlia Navarro, A quarta aliança  - Gonzalo Giner (e outros mais), A Identidade - Kundera, O Príncipe - Maquiavel, Redações da Guidinha - Luis de Sttau Monteiro...

Há mais e vou chorar num cantinho daqui a  bocado, por não me ter lembrado de outros que também gosto e se eclipsaram da minha mente. Perdão a esses livros que me foram queridos e eu não me lembro agora.

9. Que livro estás a ler neste momento? 
Um livro tque envolve sangue a espichar dentro da cabeça e causar danos muito graves. É um livro técnico. Daí não achar necessário partilhar mais detalhes. A não ser que tenham mesmo muita curiosidade.

10. Indica dez amigos para o Meme Literário: 
Ora bem, e não sei bem quem vou chatear assim de repente, mas com jeitinho vai:  a Joana, a Isis, a Pink, a Paula, a Gaja, o Lost Soul, A Minha Essência, Sutra, Miguel Bordalo, Marta, GM,

4 comentários:

Anónimo disse...

boas leituras pelas tuas bandas...mas se aceitas um conselho de um perdido, lê O Físico - Noah Gordon...acredita que não te vais arrepender...


beijo literário

-___-

Anónimo disse...

Com este desafio estás a fazer-me pensar. Mas vou gostar de o fazer até porque adoro ler.

Beijinhos e muito obrigada :P

Pusinko disse...

Lost Soul: Os conselhos sao sempre bem-vindos :)
O Físico... vou ver. No verao posso autorizar-me a ler livros que nao sejam técnicos. Até lá nao. MAs depois, desforra xD

Beijo

CoisasDaGaja disse...

Mais de metade dos livros que tu leste, eu também li. Fizeste-me recordar alguns. "A mantilha de Beatriz", que li para aí com 14 anos, e que adorei, já nem me lembrava de o ter lido. Já "O Perfume", foi um livro que me marcou para a vida. Lembro-me que era capaz de jurar que o livro tinha cheiro :)

Li toda a colecção dos Cinco e também dos Sete. E os livros da Patrícia!

Já agora sugiro, "A paixão de Jane Eyre de Charlotte Bronte. Foi um dos livros mais bonitos que li e ando com vontade de reler, porque já o fiz há mais de 15 anos! :)

Vou fazer umas notas para responder a este desafio :))

É sempre bom falar de livros :)