Páginas

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Habemus #29



O corropio de Maio: férias, celebrações de 30 anos, 3 festas, 2 países, inúmeros brindes - visitas em casa - obras em casa - Roomie Smile (no. 24 da lista) abandona a casa para abraçar a paternidade - busca por novo roomie - filtrar potenciais candidatos entre dezenas de emails - entrevistar os selecionados - encontrar O tal - ver no que dá.
Viver com uma nova pessoa sem cair em comparações com a anterior que, neste caso, se tornou amigo ao longo de 2,5 anos de convivência diária, é um desafio e tanto. Ficamos mais picuinhas na escolha quando o anterior não tinha defeitos a apontar enquanto companheiro de casa e nao é em copy cats que vamos encontrar o ideal. Não se pode substituir o que não é passível de imitação. A solução está em inovar: descobrir as características que nos são fundamentais numa versão arejada e anular a tendência a criar expectativas.



E assim, entre entrevistas escabrosas e outras fenomenais, surgiu o Patu, número 29 e cujo nickname na  lista pessoal de roomies é Animé (tanto parece um como os desenha lindamente). Um berlinense de gema (raro nesta cidade) que trabalha em programação e essas cenas geeks. Tem cabelo às cores, pinta os olhos (cateye) e as unhas de preto volta e meia. É conhecido por estar sempre bem disposto. Varia entre alimentação super saudável e momentos cheios de molhos, manteiga e doces. Foi estudar um semestre para a China e ficou quase 2 anos. Aprendeu o idioma e mergulhou de cabeça naquela cultura, voltando cheio de receitas locais (bem boas) e memórias para partilhar. Tem uma namorada bielorussa fluente em japonês (aparenta ser boa moça mas ainda está a gerir o facto de não morarem juntos). Quando é  a sua vez de fazer limpeza, escuta apenas uma banda, sempre a mesma, nunca muda. Muito devotado às artes marciais é, em consequência disso, um exemplo vivo para quem estudar anatomia de superfície.
A portuguesa, a italiana e o alemão: 3 pessoas muito diferentes que partilham gosto pela parvoice, humor e poker a feijões.






16 comentários:

Pink Poison disse...

Parece-me que te vais divertir muito e não ter problemas no pc tão cedo. Beijo

Pusinko disse...

Pink,
Divertir... estou em crer que sim. Pelo menos até agora tem-se revelado positivo. Já no pc... o meu é um mac e ele nao gosta muito dele. Prefiro fazer a revisao sempre que vou a PT.

Beijokas :)

Anónimo disse...

São essas pequenas partilhas que fazem a vida bela, por isso, aproveita ao máximo a experiência.

Beijinhos

AC disse...

Muito engraçada essa partilha de casa e de culturas. Espero que ele se revele o parceiro de casa que tu esperas, pelo facto de cozinhar umas cenas já não é mau... e fazer-te rir.. e perceber de computadores.

Beijinho Pukas.

POC disse...

Poker a feijões? Não dá. Tenho uma teoria sobre isso. Mas fica para Dezembro (ou que é).

Pusinko disse...

Joaninha,
Estou a fazer por isso. Bem preciso de gente bem humorada à volta. :)


AC,
É prendado o rapaz! Estamos contentes com ele.
E parece um desenho animado. E 10 anos mais novo (raisquilhe a pele de bebé)


POC,
Nós jogamos a feijões mas impecavelmente vestidos, penteados, com bourbon (e um ou outro cocktail plo meio).
Quanto a essa teoria, debatê-la-emos em sede própria. De Dezembro ou o que é não passa. :)



Beijokas a tutti


Jedi Master Atomic disse...

"...que trabalha em programação e essas cenas geeks..."

E tens alguma coisa contra? :P

Concordo com o POC. Poker a feijões não tem a mínima piada.

PM disse...

Estive a ler a lista completa e gostava de ter assim uns cromos para a troca. Já dividi casa com muita gente mas foram sempre mais "aborrecidos" que os teus.

Nos primeiros meses deste ano dividi a casa com uma série de pilotos de uma companhia aérea de longo curso por isso não chateavam nem passavam mito tempo lá em casa, as minhas amigas deliravam com o facto de eu viver com pilotos "aiii as fardas..."

Mas um dos últimos, um tradutor esloveno e que vivia à base de café com leite, devia pensar que era preciso um curso de engenharia aeroespacial para pôr a máquina de lavar loiça a trabalhar.

Pusinko disse...

Jedi,
O meu melhor amigo é geek, o melhor ex é geek, meia dúzia de amigos comuns aos 3 são... geeks. Em suma, nada contra e muito a favor. Se soubesse o que sei hoje, até eu seria geek.

Quanto a poker a feijões é uma perspectiva. O dinheiro é residual ao jogarmos os 3. Mas, agora que o Inverno convida a programinhas caseiros, vamos convidar alguns amigos e pode ser que mude de figura. O cenário está cá todo: set poker profissional para estrear, roupa de ir à ópera :) bebidas da "help-urself-shelf" (hei-de explorar o conceito desta famosa estante cá em casa um dia destes), mesa e sofás.
Mas, até lá, é a feijões, para treinar. Para mim funciona porque nem a feijões gosto de perder ^^



PM,
É uma lista longa com vários cromos, vários que se tornaram amigos/as e 2 menos agradáveis.
Já tu, com pilotos de longo curso, acredito que levasses as tuas amigas a delírios imaginário ao estilo de "Catch me if you can". Qualquer roupa com bom corte e adequada ao corpo faz muito pelo visual de um homem mas, ainda assim, entendo o sururu das fardas :)
Tive 2 roomies de Leste, mas não tinhamos máquina de lavar louça naquela altura. Se calhar esse tradutor era daqueles que sendo de letras não se dá com tecnologia e recusa qualquer contacto com a dita :p



Beijokas a tutti


Pseudo disse...

O que eu me ri ao ler as descrições dos 29. Acho que a tua é uma experiência de vida invejável, no bom sentido. E o poder de encaixe tem que ser enorme. Mas muito enriquecdor!

Pusinko disse...

Pseudo,
Tenho de adaptar a lista aos actuais habitantes da casa. O Smile emprenhou uma rapariga de boas famílias e agora cumpre os deveres de esposo responsável (e pai babadíssimo).
Fora isso, é muita gente, por vezes cansa mas, se tu soubesses como a gente os escolhe e os testes a que submetemos cada um dos candidatos ias perceber porque a lista foi limando até níveis de alta competicao no mundo das casas partilhadas. Acho que devia fazer um post a respeito um dia destes.
Sou uma pessoa muito grata a esta malta toda que aturei e me aturou. Aprendi muito ao longo do tempo de 8 anos e meio neste registo.
Ainda assim, preferia nao ter mais mudancas por uns tempos. Gosto do Animé e adoro a Sele.

Cumprimentos para vossa terra (de origem e aquela onde morais)

Pseudo disse...

Pusinkito, quando dizes "nós", no teu último comentário, suscitas-me a seguinte dúvida: se eles e elas saem e entram com alguma regularidade, quem são os "duradoiros" que fazem as entrevistas? E ainda...quando é que um dos novos inquilinos passa a merecer estatuto de entrevistador?

Pusinko disse...

Pseudo,
Ora bem, alguns houve que não escolhi. São eles:
- as primeiras 4 da lista, que foram colocadas pelos responsáveis da residência de estudantes em Amsterdam) e era apartamento para 4 pessoas (a German cutie foi um desenrasque da residencia, e o limite mínimo para eu considerar roomie);
- os que já lá estavam (4,5, 9 e 10) porque era uma casa para 5, a 1a onde morei em Berlin.
As substituições em que participei nessa fase (7, 8, 11 e 12) foram discutidas entre todas e de forma amadora. Claro que a Jo foi a melhor escolha de todas, e os 11 e 12 nem me importaram porque eu já estava em busca de nova casa e era-me indiferente a febre procriadora que os acometeu. Se eu me mantivesse lá, não os aceitaria com tais planos.

Nesta casa onde moro desde então, temos 3 quartos mas durante muito tempo éramos só 2 a partilhar a casa (15, o Bjorn com quem morei 1,5 anos). Quando ele saiu voltei a morar com a Jo (8) e tivemos os Putos - irmãos de uma amiga dela e foi um favor que lhes fizemos. Depois, eu e ela entrevistamos 1 dúzia de moços e escolhemos o 20 que ficou 9 meses. Lá plo meio ele trouxe a namorada e casou. Ela (21) ficou cá durante os 4 meses que demorou até acharem uma casa nova. que pretendiam. Nesta altura fomos 4 pessoas durante 4 meses, porque pela mesma altura veio o Freak (22) sem grande entrevista pk era amigo Erásmico do 20 e parecia mais lavadinho do que era mas adiante.
A 23 foi um erro de casting porque uma charmosa se revelou uma galdéria caloteira cujo erro crasso foi tentar alugar um quarto às escondidas durante as minhas férias. Mas o Karma trocou-lhe as voltas antes mesmo de eu voltar. Apesar disso, fechei as portas à parte de espanhola da América do Sul até hoje.

A partir de aqui as coisas mudam de figura: Para o seguinte fiz uma reflexão profunda e a busca sózinha com um esquema complexo mas que se revelou eficaz. Perguntas que parecem idiotas mas revelam muito para quem tem calo nisto, piadas, testes tirados no momento ou planeados e observação cuidadosa de cada candidato resultaram no Joch (24) e consequente triunfo da nova técnica. Vivemos 2,5 anos juntos em grande harmonia com um entendimento quase imediato ao ponto de ninguém acreditar que ele só morava lá há 1 semana quando começamos as entrevistas para o 3o ocupante da casa. Juntos apuramos a técnica ao melhor nível.
E tu podes pensar que afinal são só 6 pessoas escolhidas assim e não tem grande representação estatistica mas, por trás de cada excelente escolha desta fornada, estão 10-12 entrevistas individuais de 40 minutos, e uma média de 50 emails filtrados por cada vez que o quarto esteve livre.
O Jacob esteve 5 meses conosco, o Nutella outros tantos e só tivemos o Raynaud para encher chouriços à espera da Sele que já tinha o quarto destinado e com quem moro há 2 anos. O Animé veio porque o 24 foi pai. Fora isso era muito estável.

Em resumo... ahahah podia ter respondido em poucas linhas:
- Quando estive sózinha e só ia alugar o quarto a 1 pessoa, convidei um ou outro amigo como agente infiltrado para uma 2a opinião in loco. A decisão final é minha.
- Se estiver com 1 pessoa e alugarmos o 3o quarto, o estatuto adquire-se no dia em que assina o contrato. Se vai partilhar a casa com alguém novo e tem a mesma obrigação e direito de participar activamente no processo e votar com o mesmo peso na decisão final. Os que vieram com data limite não participaram em escolha nenhuma porque era a saida deles que criava espaço para novo ciclo. Cerca de 10 estiveram pouco tempo. Com algumas morei 1,5 anos. Dois estiveram 2 anos ou + e os restantes cerca de 5-6 meses.

Pronto. Que testamento!


Pseudo disse...

Ah bolas! Quanta honra! Isto valia um poste!

Pusinko disse...

Pseudo,
Valerá quando decidir revelar 3 ou 4 técnicas de selecção de candidatos... :)

POC disse...

Cadeiras de Selecção e Recrutamento para nada. Estava tudo aqui.