Páginas

terça-feira, 4 de junho de 2013

Erdogan na torre de marfim, Istambul a arder


A situacao na Turquia é muito complicada. Poderia discorrer aqui sobre o que tenho lido ultimamente, os vídeos a que tenho assistido, as longas conversas com quem tem sangue lá. Pesa-me no coracao saber de amigos em perigo porque sairam às ruas, que arriscam a vida perante os exageros doentios de uma polícia sem ordem nem controlo. 
Em Berlim conheco mais ainda, revoltados com um governo que nao abdica de chamar Democracia a algo que nao o é.
Esta revolta é por valores muito mais altos do que os que separam minorias e regioes, curdos e turcos, liberais e conservadores. Quando um povo se junta acima dos seus problemas internos, é porque quer ser ouvido.
Deixo-vos um vídeo enviado por uma amiga e irma, cujo coracao está muito pequenino nestes dias. Tal como o meu porque, as dores dos outros nao sao nossas mas doem-nos. 


Que Erdogan saiba dar valor ao lugar que ocupa. Ou que alguém lhe de uma verdadeira Ottoman Slap. 


PS: Nao é a última vez que este blog vai falar neste assunto.

5 comentários:

Anónimo disse...

Também acho que é urgente escutá-los. Mas pelos vistos a Europa não quer saber deles...

beijinhos

Jedi Master Atomic disse...

É importante que as pessoas mostrem a sua insatisfação, mas de forma civilizada. Não como vimos aqui em Portugal há alguns meses atrás uns anormais a fazer.

Pusinko disse...

Joana,
O Erdogan tinha na mao muito para a aproximacao da Turquia à UE. E tem vindo a estragar tudo com censura aos media, restricoes de vária ordem e injustificadas, retrocessos graves por decisao própria num sistema a que orgulhosamente chama democracia :(
A Europa deveria ter-se pronunciado mas deve haver fragilidades ou rabos presos com o Erdogan para andar tudo caladinho.


Jedi,

Há sempre gente a causar estragos. Esses anormais causaram mais problemas do que era esperado, especialmente numa manifestacao séria mas pacífica. Assim tem sido em Istambul. Tem de se ter em conta que naquela cidade há 13 milhoes de pessoas e muitos se tem juntado de todas as partes do país. Em números absolutos é uma massa humana poderosíssima. Deviam deitar abaixo o Erdogan e forcá-lo a retroceder decisoes idiotas. Ele nao aceita críticas do partido, do govenno e tem culpado todos os que exixtem além dele: povo, oposicao, forcas policiais... ninguéme scapa. O mundo está mal e só o palerma é que está certo :x

Paula noguerra disse...

São os problemas do mundo e como tal deve ser visto e escutado mundialmente e não apenas por aqueles que o vivenciam!

Um beijo doce xxx

Catarina disse...

É um assunto complexo que ainda não consegui entender na íntegra, o que é muito transparente é a violência com que as forças policiais atacam as manifestações :/

Beijinho*