quinta-feira, 2 de junho de 2011

Dos nomes das pessoas


Já existiam, mas duvido que haja mais do que algumas pessoas, quando não é uma só a carregar as cruzes que vos apresento.
E faço-o com o nobre intuito de ampliar a lista nomes de quem vai ter crianças e quer imprimir uma certa personalidade ao nome do filho/a, distinguindo-o dos demais. Porque a Lyonce deu que falar, mas estes são excelentes opções, quiçá melhores.
Que sao quais? são alguns seleccionados por mim num momento ocioso que me permiti para vosso deleite. Uma apurada investigação de 6 minutos e 19 segundos resulta nestes 4 grupos pró menino e prá menina, porque este blog também presta serviço público de quando em vez. Hoje é vez.
(Atenção que isto também é um trava-línguas em alguns casos. Serviço público a dobrar)

A) Nomes singulares, quando o primeiro nome diz tudo:

Adruzilo, Acúrsio, Abdênago, Fridundino, Eulâmpio,
Crescêncio, Reparata, Marglório, Rogaciano, Hormisdas, Salustiniano, Meinolfo, Melângela, Melquisedeque, Surendralal, Temístocles, Esperidião, Noteburga, Pancrácio, Zardilaque, Zubeida, Gandolfo (ahaha, o senhor dos aneis em grande)
B) Nomes combinados, quando o primeiro nome não diz tudo:
Anatalino Reguete / Antonio Manso Pacífico de Oliveira Sossegado / Antônio Veado Prematuro / Ava Gina (em homenagem a Ava Gardner e Gina Lolobrigida) / Espere em Deus Mateus / Estácio Ponta Fina Amolador / Éter Sulfúrico Amazonino Rios / Fridundino Eulâmpio / Simplício Simplório da Simplicidade Simples / Restos Mortais de Catarina / Produto do Amor Conjugal de Marichá e Maribel / Pália Pélia Pólia Púlia dos Guimarães Peixoto / Janeiro Fevereiro de Março Abril / Himineu Casamenticio das Dores Conjugais / Joaquim Pinto Molhadinho / Maria da Segunda Distração /  Bucetildes (chamada, pelos familiares, de Dona Tide) / Deusarina Venus de Milo / Disney Chaplin Milhomem de Souza  
C) Os Clãs:
As irmãs Defuntina e Finadina.
Os irmãos Epílogo, Verso, Estrofe, Poesia e Pessoína Campos.
O caso do pai Fredolino e do filho Merdolino.
 
D) As adaptações de grandes nomes da história mundial
Adolpho Hitler de Oliveira / Anjo Gabriel Rodrigues Santos / Charles Chaplin Ribeiro / Elvis Presley da Silva / Hericlapiton da Silva / Ludwig van Beethoven Silva / Maicon Jakisson de Oliveira / Marili Monrói / Marlon Brando Benedito da Silva / Sherlock Holmes da Silva
  
Escolhido com carinho a pensar no filho de você, by Pusinko 

quarta-feira, 1 de junho de 2011

De quem me visita

E eu que já perdi umas bem engraçadas... pensei qeu fossem todas guardadas, mas, pelos vistos não. Agora vou andar mais atenta

- quais as causas da comichao no ceu da boca - pahhh na verdade nem sabia que podia comichar aí. Para mim, é só o nome da minha rúbrica inspirada no grande Bruno Nogueira

- madeixas loiras - a (minha) mãe tem porque é loira. Pusinko é dona de melenas escuras e a encaracolar em modo alternativo. Não serve este blog para dicas de beleza. O tema moda é, não raras vezes, alvo de chacota. Modying, virtual.

- pusinko czech - sim, é uma palavra checa, a crer numa paixoneta (antiga e terna) nativa dessa latitude. Tem a ver comigo. :p

- comichão no céu da boca e na língua - não sei, não quero saber e tenho raiva de quem sabe. Que péssimo que deve ser. Só aftas, aposto.

- quadripolaridades - não filho, enganou-se. Esse é o blog da ursa e aparece na listinha ali do lado. Ela tem um link só dela :)

- grandes e boas - isso é um post antigo que só diz respeito a mim e não detalha o que é que é grande, boa e vezes 2. Mas, por acaso, é isso que o maroto leitor está a pensar.

- carta para o menino de olhos azuis - há, pelo menos, um menino de olhos azuis que visita este blog. Mas ele já tem com que se apoquentar. Ia agora abrir um posto de correio para fans? Mas anda tudo doudo?

- "touro siciliano" - é uma tortura "nejenta" famosa na antiguidade. Que os antigos eram maus. Está na entrevista à vítima do carniceiro espanhol. Buscai aqui  a entrevista com links para os detalhes sórdidos.

- furúnculos no rabo - pronto, ou isso. Porque não?

- a vida atraiçoa-nos - não. A vida lança-nos desafios.


- como ser tia cascais - olhe quiducho/a, a autora deste blog é to-ta-l-me-nte off desse ideal de vida que é rêinar em Cascais, ser ch_quérrima e tudo e tudo e festas pra lá de giras com gente da noite cheia de glamour que come sushi e bebe Bollinger Blanc de Noirs Vieilles Vignes Francaises 1997 a acompanhar. Há quem diga que é emigrante! Vêja lá... emigrante! Gentinha dessa, pfff. Vá por mim e afaste-se deste antro! Cá beijinho da tiucha que só lhe dá bons conselhos. E uma gratificação em numerário que preciso de um peeling urgente, não concorda fofurrucho?
(Tá bem abelha! Tia de Cascais? Ahaha)

De mimo TODOS gostam

Achei impressionante o clip que o António Branco postou. Aconselho vivamente.


Esperem até ao minuto 2 e depois nem conseguem descolar até ao fim. Que é curto e passa-se bem.

terça-feira, 31 de maio de 2011

A ouvir #23: Porto Sentido - Rui Veloso


Simplesmente porque, passados tantos anos, arrepia-me da mesma maneira.


São 03:50

O dia começa a clarear muito ao de leve. A passarada chilreia como se não houvesse amanhã e tivessem de piar tudo hoje. Não há uma caçadeira de canos cerrados que me possam emprestar? (Só pra assustar, não é pra encher os pitos de chumbo). Só para eu dormir um bocadinho pequenino. Vá láaa

Crónicas de 10 linhas: O estado da Nação ou lá o que é isto

Nasceu Portugal! Viva El Rei D. Afonso Henriques! Cavaleiro a espadeirar contra os Mouros e desbravar mato até Sul! E assim até D. Dinis, poeta amigo das artes e da educação (tenho um fraquinho por ele, pronto). Seguiram-se os que deram novos mundos ao mundo. O Portugal de Camões! Entre rios de ouro, rotas de especiarias, mão-de-obra grátis (e forçada)... vieram reis deslumbrados (e palermas) que não souberam gerir nadinha e esbanjaram o que tinham (que era imenso!). No início, os reis lutavam pelo povo. Depois, alaparam os reais rabos em sedas, levando de paleio um povo afundado em promessas. O Portugal de Pessoa. Povo manipulado. Mas que soube revoltar-se com florzinhas vermelhas (caso único talvez?) sem derramar sangue para depois permitir aos abutres hipotecarem o que faltava sem mexer uma palha para impedir. Só se queixam.


Observações finais:
- De que massa é feito este povo que se acomoda em cantilenas de saudade, mas não vai à luta enquanto houver caldo verde, sardinha assada e futebol?
- Precisamos urgentemente de um novo poeta para carpir este desgoverno.
- Somos mal governados vai pra 500 anos... e vamos andando, cantando e rindo.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Não é meio vazio. nem meio cheio. É a abarrotar.



Caso para dizer: a menina é virgem, não era?

O quê? Quem? Onde? Como e com quem?
O quê - a virgindade da Margarida
Quem - a Margarida, claro está.
Onde - em casa do garboso mancebo* que a papou
Como - método tradicional
com quem - com o tal do mancebo
* Não sei se é garboso. Gosto desta expressão. Uso-a levianamente, aqui. Pode tratar-se de um camafeu.

AQUI
 
CITAÇÃO DO DIA: No dia seguinte, Margarida seguiu o seu caminho e o príncipe de olhos azuis ficou para trás: "Foi uma paixão mas não foi amor. Temos maneiras de estar na vida diferentes. Ele queria uma mulher mais caseira e à moda antiga. Eu quero alguém que tenha mais liberdade de mente. Não ia resultar."
Really? Que libertina! Então ele oferece uma vida à moda antiga e a menina (mulher, ora pois) vem-me agora com liberdades mentais? Xiiiiiiii O fogo debaixo desse vestido tigresse deve dar pra corporação e meia. Dos sapadores, que isto de voluntariado é muito bonito mas é pra casas e pinhais.

Confesso que, depois dos copos, acho muita graça a este tema.
E sim, são quase 4 e ainda não consegui dormir, mas não tarda. Já sinto o João Pestana escada acima até ao segundo andar.

dois remédios


Estou com 1 tremeda dor nas costas derivada do stress, falta de sono e esforço.
a meretriz-da-hérnia deu de si. Lixou-me metade da aula de dança.

Vim para casa a pensar em meter uma pastilha que me desse cabo da dor.
DAquelas pesadas, relaxantes musculares com efeito psicó-coiso.
O meu roomie entra de férias amanhã e deu outra sugestão.

Fiquei a pensar.



Pensei

...........

Pensei

..........

Pensei....


E optei pelo gim tónico.
Não me tirou as dores mas estou muito mais bem disposta.
Porquê? Não percebo. Vou ali à cozinha a ver se me lembro...
E entretanto beber o que me espera enquanto partilho a escolha consciente que fiz.


domingo, 29 de maio de 2011

Nota a alguém


Que eu sou um poço de doçura, sim senhor, não há que enganar.
Agora, pisem-me os calos a ver se a música não muda.



Porque me dedico no meu trabalho, não gosto que tentem passar a perna da pior maneira. Tentou. Se a verdade não fosse como o azeite, tinha-lhe acertado o passo de outra maneira. Passaram 4 anos mas Pusinko não esqueceu. Maneiras que não gosto de fingir que vamos ser amigos se não tenho essa vontade. Não entendo a necessidade de conversa de circunstância ou sorrisos abertos e cremalheiras expostas para dar ares de santidade.  SE nos cruzarmos dentro das fronteiras profissionais, toda a cordialidade. Fora isso, não.

Apesar de tudo agradeço ter-te conhecido. Aprendi muito. Hoje em dia sei zelar bem melhor pelo que faço. Vai pelas beirinhas e não me chateies. O Senhor te guarde, de preferência numa arca congeladora.

sábado, 28 de maio de 2011

"Sometimes

evil finds you on the way you take to avoid it"

M. Taylor in CSI NY

Quantas pessoas moram nesta capital (e das boas)?


É assim....

sai uma pessoa do trabalho às 6 e meia da manhã.
Conselho de uma amiga "caminha uma estação de metro e entra só na seguinte que ficas cansada e dormes melhor"

'Tá bem 'tá. Pusinko caminhou 8 estações que a separam do trabalho. E vai daí não havia quase uma alminha na rua? Mas este burgo tem mais 26.000 pessoas ou quê? E quem diz 26 mil diz pra cima de uma milhão, mas pronto.
No absoluto centro da cidade reina a paz? Em qualquer aldeia já anda tudo na praça, às nabiças e crógetes e aqui pshhh náaa que é preciso fazer soninho de beleza?

E pronto, são estes os pensamentos que em ocupam depois de ter chegado a casa às 8 e meia, dormido 3h e saido  outra vez para 1,5h no ginásio a espairecer e ganhar soninho decente.
Posto isto, vou para braços de Morfeu, que é sempre boa companhia quando há uma almofada por perto.

Pergunta de exame #66476

Pusinko vai fazer 2 directas em 3 dias porque ____________ (completar o espaço em linha)

a) se o Senhor ressuscitou como diz na Biblia (Coríntios 15:4-8), Pusinko pode estar 3 dias em estado morto-vivo e acreditar que chega ao 4o sem esticar o pernil.
b) bate mal da bolha.
c) o trabalho é phodido.
d) se decidiu que amanha ia relaxar sem prazos a concluir é assim que vai ser.





A resposta certa é, obviamente, c).
Embora correctas, as respostas a) b) e d) não são tão abrangentes. Rasteiras, portanto.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Não são de António Aleixo estes conselhos que vos deixo...

... mas são bons na mesma.

Da Moda
1) SE for moda usar meias/soquetes coloridas/os com calçado primaveril, fique claro que nem todo sapato de salto alto ou sandália clássica de verniz se presta a isso.
Moças casadoiras, pensai duas vezes antes de combinar trapos dourado-rosa brilhante com essas meias coloridas e 243g de base a forrar a cara. Se um dia se perguntarem porque só moram com gatos que miam, podem começar a reflectir por aí. 

         Justificação: Vamos lá ver. A Maria João Abreu é actriz, não é um ícone que lança modas. Isto que se vê nos 15 segundos iniciais é uma série de ficção. Era um personagem. Na verdade ela é mais ou menos assim quando não faz de Lucinda (vai pra 10 anos), nao usa carapitos na cabeça nem nada semelhante à p-e-r-s-o-n-a-g-e-m (esta é a palavra chave, porque era tudo a fingir). 


No geral era ... vá... feio. E no particular... também. Rosa e dourado brilhante com o sol a bater, eu sem óculos e com o sono desordenado mesmo no ponto de maldizer sem vergonha nenhuma? Só podia dar em António Aleixo meets Cláudio Ramos e toca a opinar sobre os outros com toda a má língua (Cláudinho) mas explicando e dando conselhos (Aleixo).
Era muito brilho pah! Até as meninas dos olhos se voltaram para dentro com o reflexo que aquilo dava. Pensando bem, deve por um gajo ceguinho (literalmente). E visto por aí, é um plano do carais.

Coisas más no metro:

Eau de Sovak

é péssima.
Bilhécc 3x bilhécc