Páginas

terça-feira, 19 de agosto de 2014

BERLIN by Pusinko #3


neste caso... with Pusinko

Berliner Dom, a catedral. Gosto muito de catedrais. Esta não é (de longe) a minha preferida mas, tem paredes com remendinhos de guerras e fica na ilha dos museus e essa sim, é uma área de estimação.

Créditos fotográficos: Johnny

PS: Não longe daqui existia o imponente Berliner Stadtschloss, residência principal dos reis da Prússia e, posteriormente, de imperadores. Depois da 1a Guerra virou museu mas viria a ser deitado abaixo em 1950 pelo governo comunista, ficando apenas a varanda onde Karl Liebknecht declarou a República socialista Alemã. Do século XV ao XX. Agora, no XXI estão a ser reconstruidas ao detalhe 3 de 4 fachadas, o interior será moderno e chamar-se-á Humboldtforum.




11 comentários:

Jedi Master Atomic disse...

Ai melhéri, se não fosses tu os meus conhecimentos de história eram uma miséria :P

Pusinko disse...

Jedi,
Vale que a História está ao alcance de qualquer um hoje em dia. Nao fora isso e teria ido confirmar umas datas à enciclopédia luso-brasileira.
Ainda assim, o mais importante é o meu lenco amarelo :p

Ricardo Santos disse...

Muito bonita essa Catedral !!!

Tio do Algarve disse...

Estive lá em Março...E estou mortinho por voltar e ver essa obra pronta depois de tantas versões e indefinições...e do custo da demolição do Palast der Republik, que parece que tinha mais amianto que todos os outros edifícios juntos.

Pulha Garcia disse...

Uma das coisas que eu gosto em Berlim é o facto de ser uma cidade imponente, de grande escala, imperial. Kuss.

Pusinko disse...

Ricardo Santos,
Pesada, imensa e bela. Tem o peso da História recente mas não dos séculos, como acontece nas minhas preferidas: muito antigas e/ou com gárgulas.

Tio do Algarve,
A ver o que sairá daqui. E confere, ali concentrava-se tal quantidade de amianto que fica mais fácil aceitar a demolição do palácio. Estou curiosa com a nova versão.

Pulha, caríssimo,
Também é dos aspectos que mais me atrai aqui. Pela mesma razão gosto de Viena mas, ao contrário desta última, Berlin carrega uma energia diferente, menos arrumadinha, com espaço para todos e isso confere uma magia que não é fácil replicar em qualquer lado. Kuss

filipe disse...

1- nao é um lenço, é uma capa que todos os super-herois usam
2- so existem um monumento- o mosteiro de Alcobaça do Pedro&&Inesita
3- o Johny nao existe..

Pusinko disse...

filipe,
1- Bem observado! Só que esta capa é minha e tem alcunha. A alcunha é Lenço.
2- O Mosteiro de Alcobaca, a ter um nome à cabeça, é o daquele que conquistou a terra onde ele se ergue, o enorme D. Afonso Henriques. Isto aconteceu em meados do séc. XII e, passariam quase 2 séculos até D. Pedro e D. Ines surgirem na História. É lá que estao os seus túmulos e esses sim, sao mérito de D. Pedro mas independentes do Mosteiro em si. A este casalinho associo a Quinta das Lágrimas em Coimbra e fonte dos amores em particular. Temos portanto 2 monumentos, pelo menos. Na realidade é imensos monumentos brutais tanto em Portugal como fora dele.
3- Nao, só aquele com dois "n" que foi quemt irou a foto.

Sérgio Mak disse...

Também gosto muito do cenário da Gendarmenmarkt, com as catedrais francesa e alemã frente a frente e o Schiller a fazer de árbitro.

Mas isto sou eu, que gosta de praças imponentes :)

Pusinko disse...

Sérgio Mak,
É um gosto partilhado, entao. A Gendarmenmarkt é das últimas sugestoes que dou às visitas que recebo. Isto porque depois de apreciarem o espaco sem pressas, levo-as a 1 local de culto ali ao pé. Trata-se da Fassbender und Rausch - uma chocolataria (a melhor)que se dedica (entre inúmeras criacoes deliciosas) a fazer monumentos à escala com grande detalhe. Junta-se a beleza da praça ao chocolate quente :)

Afrodite disse...


Olha... a miúda na fotografia! :))

Já lá estive... há uma porradona anos!!
E fiquei super frustrada porque não me deixaram tirar fotos dentro da catedral!

Beijos minha querida
(^^)