Páginas

domingo, 12 de junho de 2011

Sobre E. coli


Pessoas: Lavem MUITO BEM frutas e verduras, mas não deixem de as consumir!!!

30min em água com vinagre de cidra ou 10gotas de lixívia por litro de água e, no fim, lavar bem outra vez. E toca a ingerir fibras, vitaminas, mas sempre bem lavado tá?

As análises mostram algumas contaminações* (que podem ter outra origem, transferência e não de produção), portanto tudo bem desinfectado.

Morangos e demais frutas vermelhas incluidas são para lavar bem. Só que isto deve ser recorrente, não apenas neste período. É preciso lavar muito bem o que se consome cru e não parar de consumir ou só ter cuidado agora. Coisas como comprar frutas e comê-las em seguida é um bocadinho suicida, seja por, eventualmente, ter bactérias do cocó, seja por restos de insecticidas e afins que estão na casca. 

PREVENIR!!! Mas sem extremismos. Tudo como antes, como sempre, bem lavado! 

*Fonte segura

9 comentários:

Anónimo disse...

Por norma cá em casa as frutas e vegetais são sempre muito bem lavados. Mas quando os vou apanhar da árvore não resisto a comê-los sem os lavar. É que sabem muito melhor assim. :P

Beijinhos

Pink Poison disse...

Eu lavo mas compro congelados e cozo ligeiramente a vapor... adoro quase crús!

Nervosinha disse...

Pusinko, concordo com a mensagem que estás a passar e é importante mas, na minha opinião, o conselho está errado. O vinagre, seja qual for, no máximo mata insectos que possam acompanhar as frutas ou legumes. A lixívia sim, é eficaz mas não nas medidas que recomendas. É uma colher de sopa por cada litro de água. As frutas e legumes devem repousar entre 3 e 5 minutos e depois ser lavadas novamente. E é importante que os alimentos estejam refrigerados para evitar o fenómeno de uptake. ;) Confia em mim, sei o que digo.

Já te livraste da enxaqueca? :p

Pusinko disse...

Joana: Frutas e vegetais de fora implicam esses cuidados. Da árvore, se sabes como são cuidados, come à vontade :)

pink: também faço isso :) Ou vai mesmo cru.

Nervos em frangalhos: eu concordo totalmente com o que disseste. Esqueci-me de mencionar a parte da refrigeração.

Eu só uso lixívia, mas para quem tiver minhoquices com iss que use o vinagre de cidra, mesmo que seja menos eficaz.

É importante focar as frutas, uma vez que houve morangos contaminados. 1 pepino e vários rebentos de soja e outras sementes geminadas. Isto pela boca de quem os analisou. Que foi também quem sugeriu as 10 gotas, mas por mais tempo.
As quantidades de lixívia, comigo vão a olho e ficam muito menos tempo, só que segui a sugestão de uma amiga para ter um número.

Se não te importares vou fazer um post com as tuas sugestões porque sempre é menos tempo (e uma medida prática... não a olho como eu) e há quem não leia comentários, está bem?


Beijokas a voceses.

A Minha Essência disse...

Ora nem mais! Parece que entram em esterismos, bolas! :S

Nervosinha disse...

Claro que podes. Tens razão, dependendo do tempo pode variar a quantidade de lixívia. :p Já agora, há quem use bicarbonato de sódio. Não funciona! E a lixívia também elimina os agro-tóxicos. Pronto, vou-me calar :p

Anónimo disse...

eu vivo rodeado de vírus, bactérias,monstros e companhias...para já ainda cá ando, talvez porque o meu veneno interno é mais potente hehehe

beijo

mas todo cuidado é pouco

Pusinko disse...

A Minha Essência: Pois... tem-se deixado de comer coisas boas e aumentam as vendaas de carnes, fontes muito mais possíveis de contaminaçõos e afins, quando é só ter cuidado.

Nervos em frangalhos: Já está :)
Bicarbonado de sódio nunca ouvi...
E fala até que a voz te doa, que é só informação útil e eu acho que anda por todo o lado um exagero de rejeição de legumes.

Lost Soul: O sistema imunitário de cada um é factor determinante em muitas intoxicações e infecções por várias vias.
O veneno interno, desde que não o engulas... só faz bem!


Beijokas a tutti

Shinobu disse...

O meu papá têm uma horta portanto eu não compro nada que seja vegetais e fruta nos supermercados xD mas não é por causa da e-coli ou something... Nunca na vida deixaria de comer fruta ou vegetais... são tão importantes para a nossa saúde... Por acaso isso do vinagre já usava esse metodo, porque lembras-te da mebocaina? (ou como se chama) é basicamente água com vinagre xD só que mais cara.